Cultivo de tomate caseiro

Não há nada mais agradável que o suave perfume dos tomates que amadurecem na janela de uma cozinha. É uma das espécies mais consumidas no Brasil.

 CULTIVO DE TOMATE ( Lycopersicum esculentum )

Cultivo de tomate

 

SEMEADURA – CULTIVO DE TOMATE EM VASOS

Multiplicação por semeadura tem que ocorrer a 18º. Transfira as plantas novas separadamente para vasos de 8cm de diâmetro; depois para vasos de 15 ou 18cm de diâmetro.

Se caso não quiser colocar em vasos a semeadura terá que ser feita em bandejas e depois transplantadas para um canteiro.

TRANSPLANTE

Para colocar em canteiros fazer fileiras simples com distância de 1,0 a 1,2 m, com cinco plantas por metro linear.

CUIDADOS

Tutore os tomateiros, pois se trata de uma trepadeira e é necessário um suporte que poderá ser de bambu. Depois que os tomateiros já estiverem grandes balance levemente as inflorescências, para ajudar a polinização. Corte as folhas amareladas e os ramos laterais para que estas não roubem os nutrientes dos frutos. Seu porte pode chegar até 1,70m.

REGA NA HORA DO PLANTIO DE TOMATE

A rega tem que ser duas vezes por semana com pouca água se o solo estiver muito seco e uma vez por semana se o clima estiver úmido. No calor, regue cotidianamente.

ÉPOCA DE COLHEITA

O tomate é colhido com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante.

SOLO E ADUBAÇÃO NO CULTIVO DE TOMATE

A adubação de preferencia 100g de húmus de minhoca e de cobertura a cada 20 ou 30 dias. Quando o fruto crescer, aplique todos os dias um fertilizante líquido para tomates. o solo tem que ser leve, arenoso e pouco fértil.

PRAGAS

Se houver manifestação de pragas pulverize 100gramas de cinza de madeira dissolvidos em 10 litros de água.

CLIMA / TEMPERATURA

Gosta de bastante sol e ar fresco. O tomate tolera uma temperatura de 10º, mas desenvolve-se melhor se a temperatura for mais elevada.

O TOMATE E SEUS EFEITOS NA SAÚDE

Quando ingerido regularmente, as suas propriedades antioxidantes permitem reduzir os riscos de câncer, doenças cardíacas, derrames e catarata. Tem grande utilidade na dieta de pessoas que sofrem de artrite.

2 Comentários


Deixe um Comentário pelo Facebook


Deixe um Comentário pelo site

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *