Compostagem composto orgânico

O adubo orgânico é sempre a melhor opção. Ele vai fornecendo aos poucos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta, assim ela cresce no tempo certo e de forma saudável. Além disso, ele não polui o ambiente, a compostagem e outros tipos de adubos orgânicos é a formula correta de adubar suas plantas.

MODO DE FAZER A COMPOSTAGEM

Compostagem

1. Escolha um local para fazer a compostagem onde as águas da chuva e da rega não empossem, e que não bata sol o dia inteiro;

2. Utilize na compostagem as folhas secas e as folhas verdes ( pode ser usado também: cascas de frutas e legumes, restos de verduras, casca de ovo, pó de café, entre outros materiais orgânicos ). Reserve um bom espaço e separe estes materiais em montes diferentes;

3. Para a montagem das pilhas da compostagem devem ser observadas as seguintes proporções: para cada três partes de matéria seca uma parte de matéria verde ( 3:1 );

4. Cubra toda pilha com algum material natural permeável encontrado na área, como folhas secas ou aparas de grama. Este material diminuirá o possível ressecamento causado pelo sol e a “lavagem” dos nutrientes pelas chuvas.

5. As camadas devem ser todas regadas umedecendo o monte todo por igual.

6. Depois de terminado o monte é bom introduzir um vergalhão no topo, de forma que ele cheque até o fundo da pilha, para que possamos controlar com facilidade sua temperatura. A temperatura só aumenta nas quatro primeiras semanas, durante o processo de fermentação. Nas próximas semanas este material sofrerá outro processo, chamado humificação, transformação da matéria orgânica em húmus, quando não há mais aumento significativo da temperatura. Devemos regar o monte toda vez que o vergalhão estiver muito quente ao toque.

7. O monte deve ser revirado semanalmente em dia fixo determinado por você, e novas pilhas serão formadas no lugar das primeiras, formando assim uma produção contínua de composto.

8. Após oito semanas em média, o composto está pronto e deverá ser peneirado ( se quiser ) e usado diretamente nos jardins. A quantidade de semanas para a produção do composto varia de acordo com a temperatura do ambiente. Em lugares onde o clima é mais frio, a compostagem demora mais de oito semanas.

9. O composto orgânico tem um cheiro agradável, coloração escura e a consistência solta ( parecendo pó de café ).

DICAS:

1. Se em algum momento do processo for observado o excesso de umidade, e por causa disso o composto estiver “melado”, é só acrescentar mais material seco e revirar.

2. Manter os animais distantes.

3. Ao final do processo a pilha diminui muito de volume.

Fazer composto orgânico é uma atitude ecológica e financeiramente correta. Devolvemos a terra o que ela precisa, sem custos e sem contaminação.

O composto não só aumenta a quantidade de nutrientes do solo, como aumenta seus “habitantes” e melhora sua estrutura, evitando a compactação e devolvendo sua saúde.

Quantidade recomendada de Compostagem

Misturar ou incorporar à terra cerca de 5 a 10 litros de compostagem por metro quadrado m² e, ou cova.
O composto orgânico não devem ser enterrados profundamente, mas ficar na parte superior do solo, onde entra em decomposição aeróbia. Ela age como esponja, consegue armazenar uma quantidade de água de 4 a 6 vezes superior ao seu próprio peso. Permite portanto reduzir os efeitos da seca e os gastos com irrigação.