Como plantar grama em jardim

Neste post sobre como plantar grama relaciono o passo-a-passo para quem não quer errar na hora de colocar grama em seu jardim. Seguindo todas as dicas você terá sucesso no seu gramado.

APRENDA COMO PLANTAR GRAMA

Como plantar grama

REVOLVENDO O SOLO

Para plantar grama em seu jardim deve-se revolver todo o terreno com emprego de uma enxada e depois desmanchar os torrões com sacho ou ancinho e remover pedras e raízes até a profundidade de 15 a 20cm.

LIMPEZA DO TERRENO PARA PLANTAR GRAMA

O terreno que irá receber a grama deve está isenta de entulhos, pedras e sem raízes.

NIVELAMENTO DO SOLO

Se você tiver que corrigir desníveis sempre corrija antes de plantar grama para não ter problemas futuros, empilhe a camada superficial de solo e reserve, remova camadas subjacentes e reponha depois a camada superior que você reservou, que é mais fértil. Trabalhe com o solo meio seco, não só porque a terra assim fica mais leve, como também é mais fácil desfazer os torrões.

DRENAGEM DO SOLO

Se a camada subjacente for muito argilosa será necessário instalar maninhas de  drenagem, do contrário a água retida poderá provocar apodrecimento das raízes. Mas em solos arenosos e com certa porção de cascalho uns 20cm abaixo da superfície, esse recurso de drenagem será dispensável.

NÍVEL DE PH DO SOLO

É importantíssimo saber se o solo tem nível ácido ou alcalino, pois com base nessa informação você provavelmente precisará corrigir esse nível antes de plantar grama.

Existem algumas formas para saber o nível de pH do solo o mas correto é você mandar amostras do solo para um instituto de pesquisas, mas se você não puder tenho algumas dicas para você ficar sabendo mais ou menos que tipo de solo você tem. A dica é se a terra for muito escura, significa que o solo é ácido, uma característica comum na maior parte do solo brasileiro. Já se a cor for muito esbranquiçada, o solo é alcalino.

De uma forma geral as plantas ornamentais e gramas requerem índice de pH entre 6 e 6,5 um solo ácido.

Tendo dúvidas no nível de pH que o seu solo tem o mas utilizado hoje em dia é o calcário dolomítico para corrigir o pH e deixa-lo no nível correto. Para isso você terá que aplicar esse produto 1 mês antes da aplicação do gramado ou plantas ornamentais.

ANALISANDO O SOLO

Para se ter um gramado sempre bonito e verde é necessário ter as condições ideais de solo. O solo ideal para uma grama é um solo areno-argiloso.

Solo argiloso

Quando o solo é argiloso ele apresenta rachaduras na superfície quando muito seco e ao se retirar uma amostra se revelar muito compacto e grudento.

Para se corrigir esse solo é necessário acrescentar areia para melhorar suas condições de drenagem e aeração.

Solo arenoso

Quando a amostra retirada se esfarela, significa que o solo é muito arenoso. Ele tem uma boa drenagem e textura, mas é muito pobre em nutrientes. Portanto, vai precisar de bastante matéria orgânica, como húmus de minhoca ou esterco de gado bem curtido.

ADUBAÇÃO DA GRAMA

No que diz respeito à fertilização é importante observar que um solo pobre certamente refletirá um gramado feio, cheio de falhas e com pouca resistência às pragas e doenças.

Além de todos os passos acima descrito a adubação é essencial para um bom desenvolvimento das gramas. A adubação tem que ser aplicada na implantação do gramado e depois na adubação de manutenção.

Para solo argiloso – Na hora da implantação do gramado faça uma mistura de 25% de estercos, tortas ou húmus de minhoca,  pois a grama necessita de um solo rico em matéria orgânica e 75 % de areia e misture ao solo.

Para solo arenoso – Inclui a mesma proporção de matéria orgânica e 75% de terra vegetal.

Para adubação de manutenção o gramado tem que ser adubado com fertilizante do tipo NPK 10-10-10 na quantidade indicada pelo fabricante pelo menos uma vez ao ano.

Importante saber mais sobre adubos e fertilizantes.

MONTANDO UM GRAMADO

A grama em placas ( grama tapete ) pode ser usada para formar gramados em qualquer época do ano ( o resultado é mais rápido do que a semeadura já que ela já é adulta ) aprenda mais em como plantar grama em placas.

Se caso você estiver utilizando grama reaproveitada de um espaço que foi feito uma obra atente-se que essa grama poderá ficar sem replantar por no máximo 3 dias após ter sido arrancada. Siga os passos descrito acima para plantar grama e regue com abundando por 20 dias e depois de 40 dias após o plantio é recomendável fazer uma novo adubação com o mesmo produto utilizado para o plantio.

REGA PARA GRAMADO

A rega tem que ser bem rigorosa quando plantar grama, irrigue em borrifos finos abundantemente nos primeiros 20 dias tem que ser regado diariamente pela manhã e no começo da noite, procure mantê-lo uniformemente úmido, não deixe secar o solo.

Quando a grama estiver crescida, irrigue abundantemente, mas aumente os intervalos: grama em terra úmida não aprofunda raízes, de modo que é preciso deixá-las sofrer um pouco de sede e desse modo, forçá-la a buscar água nas camadas mais profundas. De preferência regue o gramado com mangueira.

Atente-se no quesito torneira, pois se o gramado for extenso e a torneira muito distante você terá dificuldades para regar o gramado. O ideal é colocar torneira o mas próximo do gramado ou se for um gramado muito grande colocar um sistema de irrigação.

ÉPOCA DE PLANTIO DE GRAMAS

Você pode plantar grama em qualquer época do ano.

Na época de frio você terá que ficar atento a variedade da grama. As gramas mas resistentes ao frio são as gramas esmeraldas, grama santo-agostinho ou grama são-carlos.

 Nas épocas quentes a que estiver mas adequada para o seu objetivo.

ESCOLHA DA GRAMA

A escolha da grama é muito importante para um gramado verde e bonito. Em tipos de grama e indicações você poderá tirar suas dúvidas de qual é a melhor grama para seu jardim.